Mamas: Prótese Mamária ou Mamoplastia de Aumento


A cirurgia de inclusão de prótese de mama, conhecida também como mamoplastia de aumento,  pode ser tanto estética como reparadora, sendo indicada para pacientes com mamas pequenas (hipomastia) ou que apresentem um tamanho menor do que o desejado – dentro de limites estéticos – ou ainda que, após a amamentação, tiveram o volume das mamas reduzido. Também é indicada nos casos de assimetrias mamárias congênitas em que uma das mamas é muito pequena, uniformizando mamas assimétricas. Nos casos em que houver excesso de flacidez associada, recomenda-se a mastopexia ou o levantamento das mamas no mesmo ato cirúrgico.

Através deste procedimento, as mamas terão seu volume aumentado com implante de próteses de silicone, melhorando sua consistência e forma. Desde que sejam mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A paciente, junto com seu cirurgião, poderá escolher o novo volume, em função da variedade de modelos existente.

A mama ajuda a definir a feminilidade da mulher e, na grande maioria das vezes, a mamoplastia pode melhorar não apenas a aparência, mas também a autoestima da paciente.